Mourão tenta Guinness com "maior ensopado de borrego"

Cerca de 1.500 quilos de carne e 2.400 de batatas são alguns dos ingredientes a utilizar sábado, em Mourão, para confeccionar o "maior ensopado de borrego do mundo", para tentar entrar no Livro dos Recordes do Guinness.
Publicado a
Atualizado a

A iniciativa, integrada no primeiro Encontro Transfronteiriço Terras do Grande Lago de Alqueva, que decorre no fim-de-semana, é organizada por um grupo de moradores da vila alentejana, com o apoio da Câmara Municipal de Mourão.

Marta Medinas, da organização, explicou hoje à agência Lusa que o "maior ensopado de borrego do mundo" vai começar a ser confeccionado "por volta das 09:30" de sábado, para que o almoço, em que são esperadas "cerca de cinco mil pessoas", seja servido às 12:00.

"A ideia começou por ser uma coisa pequena, mas como houve muitas pessoas a aderir, decidimos tentar entrar no Livro dos Recordes do Guinness", disse, adiantando que a iniciativa pretende também "divulgar e dinamizar os concelhos abrangidos pelo lago de Alqueva".

Para confeccionar aquele que é apresentado como o "maior ensopado de borrego do mundo", vão ser necessários cerca de 1.500 quilos de carne de borrego, 2.400 quilos de batatas, 200 quilos de alhos e 25 litros de azeite.

Na confecção, entram ainda 50 molhos de coentros, dois quilos de louro e cinco de pimentão verde, 25 litros de vinho branco e sal e pimenta, entre outros ingredientes.

O "mega tacho" para preparar o repasto terá 12 metros de comprimento, 80 centímetros de largura e 30 de altura, precisou Marta Medinas, indicando que a confecção do ensopado vai envolver "mais de 20 pessoas".

"É um prato típico da região e de que toda a gente gosta. Esperamos muitas pessoas de fora e, normalmente, o prato mais procurado é o ensopado de borrego", garantiu, para justificar a escolha da ementa.

De acordo com Marta Medinas, o ensopado é também muito apreciado pelos vizinhos espanhóis, que vão marcar presença no evento.

"Esperamos muitos espanhóis porque convidámos todos os municípios espanhóis que são abrangidos pelo lago de Alqueva, desde Badajoz até Villanueva del Fresno", disse.

Para os menos apreciadores de ensopado de borrego, a organização, que vai cobrar 10 euros de entrada, preparou como alternativa porcos no espeto e frangos assados.

Além desta tentativa de entrar no Livro dos Recordes do Guinness, o primeiro Encontro Transfronteiriço Terras do Grande Lago de Alqueva inclui ainda outras actividades, como um concurso de pesca, passeios de barco, prova de canoagem, passeios a cavalo, a pé, de bicicleta, moto e jipe, assim como jogos tradicionais, actuações musicais e fogo de artifício.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt